domingo, 21 de fevereiro de 2010

dia 26 - ENTRADA LIVRE

dia 26 de Fevereiro
21:30h. Moagem
Sobre Água: Compilação de curtas-metragens

Crime Abismo Azul Remorso Físico de Edgar Pêra– 15’
Corrente de Rodrigo Areias– 16’
Arca D’Água de André Gil Mata – 23’
Ciel Etaint de F. J. Ossang – 23’
(Tempo Total: 77’)

Nota: A curta-metragem Corrente foi filmada nas minas da Panasqueira com o Apoio da Cãmara Municipal do Fundão e da Junta de Freguesia de Silvares.
Fazer filmes começa numa obsessão de criação colectiva. É uma vontade que nos ultrapassa. E quando todas as condicionantes financeiras e de meios parecem ser gigantes e impeditivas de levar a cabo essa vontade, a solução é reunir o bando e partir para a luta.

Assim tem sido em ficção, animação e documentário, longas e curtas e assim será ciclicamente até que a necessidade de sobrevivência se sobrepõe à necessidade de criação. Mas rapidamente tudo volta ao normal... a prioridade de fazer filmes prevalece.

Esta sessão agrupa quatro filmes que partilham uma forma de criação e produção semelhante, independentemente do orçamento de cada um destes filmes ser radicalmente diferente. Agrupa duas gerações de realizadores diferentes que partilham as mesmas angústias, a mesma vontade de filmar, de não perder o poder mágico da película, de partilhar visões poéticas do nosso mundo.

Escolhi estes quatro filmes pela convergência temática, e por serem filmes marcantes em mais uma fase do nosso processo enquanto colectivo.

Rodrigo Areias – Bando à Parte.

Sem comentários: