terça-feira, 12 de janeiro de 2010

dia 15 de Janeiro
21:30h. - Moagem

Andando (Aruitemo Aruitemo) de Hirokazu Koreeda, 2008, Japão, 114 min. M12

Género: Drama

Intérpretes: Hiroshi Abe, Takahashi Kazuya, Shohei tanaka

Sinopse: Um drama familiar que decorre num dia de Verão quando dois filhos adultos vão visitar os pais idosos. Os pais, cada dia mais velhos, habitam na casa da família há décadas. O filho e a filha regressam para um raro encontro familiar, trazendo as respectivas famílias consigo. Juntaram-se para honrar a memória do filho mais velho, que morreu num acidente, há quinze anos. Esta é um típica família disfuncional unida pelo amor, por ressentimentos e segredos.


Crítica: É uma delicada e subtil história de família contada com uma naturalidade tanto mais desarmante quanto não escamoteia, de todo, o mal que as famílias fazem a si próprias, a crueldade que insistem em infligir àqueles que não têm culpa nenhuma a não ser não se conformarem à imagem que se quer ter deles. Um filme que usa de modo inteligentíssimo o peso dos rituais de família para revelar a extensão das correntes subterrâneas que dilaceram os Yokoyama, através de pormenores discretos, diálogos aparentemente casuais, olhares, ausências. Hirokazu Kore-eda foi documentarista, tem um olhar atento e observacional sobre as pessoas, filma de modo naturalista, sabe como instigar e gerir uma dinâmica de família nos seus actores - já o tinha feito com "Ninguém Sabe", o seu outro único filme a ter exibição por cá, leva-o a um patamar novo e diferente com "Andando", pequena jóia de câmara que é, sem meias medidas, um dos mais belos filmes de 2009. (Jorge Mourinha, Público)



E sábado, dia 16, na sessão comercial...

2012 de Roland Emmerich , 2009, 158 min. M12
Género: FC, Acção, Drama
Intérpretes: John Cusack, Woody Harrelson, Oliver Platt, Thandie Newton, Danny Glover
Sinopse: Alguns séculos atrás, os Maias deixaram-nos o seu calendário com uma data para o fim do Mundo. Desde então, os numerólogos encontraram padrões que prevêem esta catástrofe, os geólogos dizem que a Terra vai dar de si, e nem mesmo os cientistas podem negar o cataclismo de proporções épicas que nos espera em 2012. Uma profecia que começou com os Maias já foi vastamente discutida, falada, desmontada e examinada. Em 2012, saberemos. Nós fomos avisados...



Sem comentários: